logo

AINDA ESTE ANO

Projeto que prorroga prazo de incentivo a geração de energia solar deve ser votado pelo Senado

Senador Carlos Fávaro será o relator da matéria. A princípio, o PL será colocado em votação nesta quarta-feira (14)


Por Redação com GDMT

img

freepik

Após pedido do senador Carlos Fávaro (PSD-MT), o Projeto de Lei que prorroga o prazo dos incentivos para a geração própria de energia renovável (PL 2703/2022) deve ser votado pelo Senado ainda este ano. O PL já foi aprovado na Câmara dos Deputados e a colocação da matéria na pauta de votações foi assegurada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).


Fávaro será o relator da matéria. A princípio, o PL será colocado em votação nesta quarta-feira (14).

 

“Fiz o pedido ao presidente Rodrigo Pacheco e ele, sempre disposto a ouvir as demandas da sociedade, entendeu a importância do projeto, sobretudo porque gera energia limpa e renovável, e se comprometeu a trabalhar pela votação do PL”, destacou Fávaro.

 

A proposta amplia o prazo definido pelo marco legal da microgeração e minigeração de energia, que determina como prazo final para a obtenção dos incentivos o dia 7 de janeiro do ano que vem.

 

Atualmente, quem gera a própria energia por meio de painel solar, por exemplo, e pede a conexão na rede para receber energia elétrica no período noturno, paga apenas pelo que consume, estando isento dos outros custos, que são transmissão, distribuição e encargos setoriais.

 

Se a proposta não for aprovada e sancionada, a partir de 7 de janeiro, estes custos serão incorporados às contas de quem gera energia solar e está conectado à rede convencional.

 

“É de fundamental importância manter uma política de incentivo à geração de energia limpa e renovável e este incentivo atual tem fundamental importância para seguirmos por este caminho. Precisamos modernizar nossa matriz energética, em nome da preservação ambiental e também do ponto de vista econômico”, salientou o senador ao comentar a importância da proposta que está no Senado.

 

O texto atual do PL, aprovado na Câmara, estende o prazo de incentivos em 180 dias e, no caso das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), em 18 meses.



Fique sempre informado das principais notícias do Popular Online em tempo real no seu WhatsApp. (CLIQUE AQUI)


JUSTIÇA SEM FRONTEIRAS

Pensão por Morte é concedida a filha de ex moradora de Quatro Marcos após ajuda em mutirão

Por ser tratar de uma ação itinerante, o fluxo de análise dos processos é diferenciado.



TERRAS INDÍGENAS

Demarcação pode afetar Porto Esperidião e mais 21 municípios de Mato Grosso

Na região, além de Porto Esperidião, serão afetadas Conquista d’Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.